"No dia em que a flor de lótus desabrochou
A minha mente vagava, e eu não a percebi.
Minha cesta estava vazia e a flor ficou esquecida.
Somente agora e novamente, uma tristeza caiu sobre mim.
Acordei do meu sonho sentindo o doce rastro
De um perfume no vento sul.
Essa vaga doçura fez o meu coração doer de saudade.
Pareceu-me ser o sopro ardente no verão, procurando completar-se.
Eu não sabia então que a flor estava tão perto de mim
Que ela era minha, e que essa perfeita doçura
Tinha desabrochado no fundo do meu coração. "

Rabindranath Tagore








terça-feira, 31 de janeiro de 2012




"Quando ela se vê no meio do sonho, sente as borboletas chegando. Respira, respira novamente. Até alivia entre um suspiro e outro, mas logo vêm todos aqueles sintomas que são típicos da dona ansiedade. E ela já não consegue parar de pensar no que está por vir. Ela gosta, sente, planeja, vive cada segundo. Mas as borboletas já se instalaram, e estão lá no estômago revirando tudo. E resta se acostumar com o alvoroço, com a falta de ar, com a cabeça rodando. Faz parte. Ela sabe. Só precisa aprender a lidar com tantos sentimentos em ebulição. Ela não reclama. Sorri. Mas o aperto precisa ser aliviado, e lá vai ela dar os trezentos suspiros, para encher o peito e seguir direitinho o que Rita, a Apoena, sugere: 'Quando estiver bem levinho, solte as amarras e flutue'."


*uma amizade que recebo de presente



Porque perdem oportunidades de se calarem quando é papel dos olhos falar.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012





E ele chegou assim, tão inteiro. Ele veio disposto a me aceitar com minhas crises e minhas risadas altas. 
E me amar por isso. Eu me acostumei com a mania que o moço tinha de me fazer feliz. Todos os dias.

domingo, 29 de janeiro de 2012





Dor não tem nada haver com amargura.
Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais,
é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade.

Mulher desdobrável...eu sou.







Porque será uma dança diferente. – falou.
- E o que haverá de diferente nela?
- Você.
-Como assim amor?
- Você será a minha música. É você quem conduzirá meus passos. 




Trecho do romance- Sol em minha Noite

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Terceira Pessoa

Por Verônica Heiss


Ela não se esquece de deixar claro o quanto é fácil passar por cima de mim. Basta que as luzes se apaguem, o álcool faça efeito, um mínimo de espaço e ela revela sua existência ridícula. Fala demais, essa menina que não tem o que dizer. Ri demais e acha graça de tudo. É muito agradável, e você quer tê-la, mas tem algo de agressivo, algo que te faz sentir mal. Por que ela não fala o nome inteiro? Por que ela some e sai andando entre as pessoas cada vez que você se distrai? Por que falar de astrologia se ninguém acredita mesmo? Por que perder o mistério, se ninguém quer realmente saber sobre sua ideologia barata de gente sem futuro? Sou só um amontoado de ideias perdidas que ela revela sem me pedir licença e depois fica achando bonita minha contradição quando amanhece.

Ela é ótima na arte de acumular pessoas, no sentido da palavra. Não conquista, não agrada, acumula. Chega sozinha, vai embora sozinha, mas gasta um repertório inteiro de palavras e se despede de todos os semi-conhecidos da noite. Alguém vê através disso? Talvez essa busca seja o único motivo pra eu ainda deixar acontecer. Tinha me acostumado a ser cenário e quando ganho personagem, acho pedir demais escolher o que interpretar. Que venha qualquer coisa fútil alegrar meu figurino, que seja brilhante, que seja inesquecível, mesmo que seja feio. Essa menina é mesmo um sopro de qualquer coisa doce e enjoativa com o pior dos venenos, fazendo com que minha presença seja ao mesmo tempo marcante, confusa, passageira e duvidosa. É como conhecer todo mundo e não conhecer ninguém. Pior: é como se todo mundo me conhecesse e ninguém realmente quisesse saber de mim. Só dessa louca que sai por aí sendo tudo ao mesmo tempo e nada, pra finalizar.

Ninguém desconfia do que resta pela manhã e é melhor assim. Uma espécie de proteção, como se essa superficialidade fosse só um ensaio do que um dia vou ter coragem de moldar. E a única dúvida que resta não é qual das duas eu realmente sou, mas qual de nós é realmente importante. E quem vai me restar se eu escolher uma só para viver.






Fico besta com quem perde a compostura por não gostar de algo ou alguém: 
É tão mais simples desconectar. Não ouça, não leia, não prestigie. 
Dê atenção ao que tem sintonia com você. E toque sua vida, sem agredir.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012




Se desdobra para arrumar a bagunça dos outros.
E dela, quem vai cuidar?


                                                           




Benditos os que deixam um rastro de doces impressões por onde passam, ao invés de vidros partidos.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012




Agora caminho assim, devagar.

Que é pra não machucar as flores, nem me ferir com as pedras.
(man)tenho a calma e me entrego ao caminho.
Não tenho mais pressa de chegar.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012




Viva as válvulas de escape, que lamentavelmente não gozam de boa reputação.
Não sei quem inventou que é preciso ser a gente mesmo o tempo todo, que não se pode diversificar. 
Se fosse assim, não existiria o teatro, o cinema, a música, a escultura, a pintura, a poesia, tudo o que possibilita novas formas 
de expressão além do script que a sociedade nos intima a seguir: nascer-estudar-casar-ter filhos-trabalhar-e-morrer.






FALA-ME ...

Fala-me de tua alma
De teus segredos
De teus olhares

Fala-me de tuas noites
De teus desejos
De teus sentimentos inacessíveis

Fala-me qualquer coisa
Que eu possa fingir pra mim mesmo,
Que eu ainda não sei.




Eu gosto de quem facilita as coisas.
De quem aponta caminhos ao invés de propor emboscadas.
Eu sou feliz ao lado de pessoas que vivem sem códigos,
que estão disponíveis sem exigir que você decifre nada. 
O que me faz feliz é leve e, mesmo que o tempo leve,
continua dentro de mim. 



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012




- Eu não leio seus pensamentos, Anjo. – corrigiu-me com um sorriso malicioso nos lábios.
- E como sempre sabe o que quero?
- É que existe uma conexão tão forte entre nós, que se torna impossível não ler você com facilidade.
- Isso pode ser assustador, não é?
- O amor é assustador, Anjo, principalmente por nos transformar em pessoas vulneráveis demais.
Arfei perdida em pensamentos.
- Mas não há nada mais saboroso do que amar, e de preferência você. 



Trecho do romance- Sol em minha Noite - Indomável



sábado, 21 de janeiro de 2012




 Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época ele foi o relacionamento de que você precisava naquele momento. Quando você estiver pronto para fazer uma coisa nova, de maneira nova, você fará, com pessoas novas. Há gente à espera da pessoa na qual você está se transformando. É provável que você ainda não esteja pronto para conhecê-las. A cada momento específico, cada um de nós está passando pelo processo de ser e de se tornar.
 Estamos aprendendo o máximo que podemos.




De todos os tipos de pessoas que conheci e passaram pela minha vida, eu sempre gostei mais daquelas que sabem nos tocar sem nem precisar encostar um dedo. Das que entram inteiras quando a gente já se acostumou com metades.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012





Eu tenho pensado nas pessoas que me somam. Naquelas que perdem seu tempo e energia comigo, insistindo de várias formas, para que o meu riso seja constante e as preocupações, pequenas. Naquelas pessoas que me pegam pela mão e me ajudam a atravessar abismos. Eu tenho pensado nas pessoas que fazem abrigo no coração, pra eu morar. Naquelas que tecem milhares de sorrisos no meu rosto. Naquelas que constroem inúmeras certezas em cima do meu medo. Naquelas que falam bonito, depois de uma tempestade emocional desabar sobre o meu quintal. Naquelas que plantam pés de esperança, no vaso de entrada, pra encantar meu olhar.

Àquelas pessoas que não desistem da gente, eu agradeço.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012




Um belo dia você acorda decidida esquecer das noticias e ausências que te feriram tanto. Levanta e vai levando a vida lembrando, querendo esquecer. Vai à padaria ou até o ponto de ônibus querendo sentir o cheiro de encanto. Mas só sente o cheiro de lembrança. É que quando dói demais a gente não acredita que um dia a dor passa, mesmo que todo mundo fale. Mas passa. De verdade. É que a vida tem mesmo dessas voltas e acreditar nas pessoas e nas suas boas intenções ainda vale a pena. Porque simplesmente ainda existem pessoas que acreditam como você.

Dai você olha pra sua vida e aceita a mistura de mulher cheia de pé no chão, brava e meio esquisita com uma menina cheia de sonhos e brigadeiros. Um jeito meio Amelie que pode mudar tudo, até os sonhos

Alguns sorrisos no meio do caminho te confundem ainda com a decisão da mudança. E trazem o que tanto você queria esquecer. Mas lembra também dos sorrisos daqueles que se reegueram por problemas resolvidos maiores que o seu. E sorri de volta, como quem agradece o pensamento mandado por algum anjo bom. E lembra-se do erros, mas não esquece que não errou sozinha. E você não tem que mudar de casa, nem de rua, nem rosto, você tem que mudar seu pensamento. Ser gentil com seus erros, ajuda a corrigi-los. Te corrigir pro melhor que a vida está te preparando.

E a vida sempre estende a mão pra quem ciranda com ela. E então, sua história muda, orgulhos e tristezas são sentimentos feitos pra deixar de lado. Afinal e ainda bem, sentimento também muda!

A gente lê Caio Fernando, Tati Bernardi e Clarice e se reconhece acreditando que são eles que têm a cura pra dor. Podem até ajudar, menina. Mas nesse poço que você adora pular de vez em quando, só cabe você. Melhor ser esperta e ajudar outras pessoas a gostar de você. Nem Caio, nem Tati e Clarice vão te ajudar. O problema é teu. Resolva. E toma conta do teu coração pra não se esfolar de novo.

Dores vão e vem, mas enquanto tiver um sorriso no meio do caminho, um ombro pra encostar, uma piscada pra esquecer, um céu azul, uma janela aberta e um amanhecer de primavera você vai querer se reerguer e ver que quem perdeu não foi você.

Aprende menina, alguns sorrisos recebidos na vida não foram feitos pra lembrar. Foram pra guardar. No coração.






Acontece que ninguém, absolutamente ninguém, tem sangue frio diante de uma paixão.
 A parte boa é que o coração se refaz, e as histórias, e os caminhos, e a vida. E nós.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012




Você pode não ser o primeiro homem dela, o último homem dela ou o único homem dela. Ela amou antes, pode ser que ela ame de novo. Mas se ela te ama agora, o que mais importa? Ela não é perfeita - você também não é, e vocês dois podem nunca ser perfeitos juntos, mas se ela te faz rir, te faz pensar duas vezes, e admite ser humana e cometer erros, segure-se a ela e dê a ela o máximo que você puder. Ela pode não estar pensando em você a cada segundo do dia, mas ela te dará uma parte dela que ela sabe que você pode quebrar - o coração dela. Então não machuque ela, não mude ela, não analise e não espere mais do que ela pode dar. Sorria quando ela te fizer feliz, diga a ela quando ela te deixar com raiva, e sinta a falta dela quando ela não estiver por perto.





Sentir não é brega.
Ao contrário: não existe nada mais chique.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012



A mulher interessante não é propriamente bonita, mas tem personalidade, tem postura, tem um enigma no fundo dos olhos e uma malícia que inquieta a todos quando sorri... As pessoas se questionam. O que é que essa mulher tem?! Ela tem algo. 
Pronome indefinido: algo. Ficar bonitinha, muitas conseguem, mas ter algo é para poucas.




“...Viver de acordo com as expectativas dos outros é suicídio...” 


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fora de Mim



Estou tudo, menos desinteressada. Fui, mais uma vez, resgatada do marasmo, recolocada em movimento, de novo desafiada. 
Minha experiência e maturidade me assopram: fuja. Meu corpo não me ouve, fica.  (...) 
O que tenho, neste instante, é um sabor inédito de beijo, um novo número de celular para adicionar na minha agenda, uma cor de olhos que não sei definir com precisão, um corpo que se encaixa no meu e uma conversa que me mantém fascinada.


Martha Medeiros  - Fora de Mim

domingo, 15 de janeiro de 2012



Quero que tudo seja intenso, exagerado e louco. Porque só assim fico satisfeita...




Apaguei as luzes, calei as vozes, me guardei por fora para dar voz ao que estava dentro. Sentimentos desencontrados esmurravam as portas do coração. Pensei em organizá-los em uma fila, um de cada vez por favor. Tá certo que as vezes precisamos bagunçar para encontrar o lugar das coisas. Aprendi que nada é tão grande como a gente vê. Ainda bem! Decidi descomplicar o simples, simplificar os dias. A gente planeja tanto, aí vem o inesperado fazendo festa, rindo dos nossos projetos megalomaníacos, nos ensinar que muita coisa depende de nós, mas que a vida é muito mais que um bloco de notas. Vem nos mostrar que não existe receita pronta, palavra certa, escolhas erradas, a vida se apresenta cada dia com uma nova roupa e cabe a nós tirá-la para dançar ou ficarmos sentados esperando a coragem chegar.

Reaprendi a construir caminhos sem me preocupar com a chegada, apenas com cada passo da caminhada.

sábado, 14 de janeiro de 2012




‎"Tem pessoas que cruzam sua vida pra te tirar das certezas e dos caminhos repetidos. 
Quando uma louca assim aparecer na sua vida, corra. Para abraçá-la. 
A partir de então, se surpreenderá com a alvorada de um sorriso infantil nas horas de silêncio mais leves."

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012




A mais  carinhosa também é a mais bruta, a mais inteligente é ao mesmo tempo a mais sensível, a mais bonita é a mais emburrada, a mais esperta é ao mesmo tempo a mais mundo da lua, a mais bem humorada também é a mais chorona, a mais falante é ao mesmo tempo a mais secreta, a mais velha é ao mesmo tempo a mais moleca, a mais moça também é a mais madura, uma não vive sem a outra, e eu não vivo sem as duas.


* e tem quem entenda perfeitamente o que acontece...



Aquele que não fala com os lábios, fala com as pontas dos dedos: 
nós nos traímos por todos os poros.




Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas, minhas tristezas, absolutas. 
Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos.
 Eu caminho, desequilibrada, em cima de uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. De ter amigos eu gosto porque preciso de ajuda pra sentir, embora quem se relacione comigo saiba que é por conta-própria e auto-risco. 
O que tenho de mais obscuro, é o que me ilumina. E a minha lucidez é que é perigosa (como dizia Clarice Lispector). 
Se eu pudesse me resumir, diria que sou irremediável!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012



O que está na cara ninguém tem coragem de dizer.
O óbvio é para os corajosos.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012



Não tem nada mais bem feito do que uma barba mal feita.




Algumas pessoas nunca enlouquecem. 
Que vida de merda elas devem ter.






Então por um momento os dois se apagaram na doce escuridão tão profunda que eles eram mais escuros que a escuridão, por uns instantes ambos eram mais escuros que as negras árvores, e depois tão escuro que, quando ela tentou erguer os olhos até ele, só pôde ver as ondas selvagens do universo acima dos ombros dele, e então ela disse: "Sim, acho que eu também te amo".




 Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012




Toda reforma, é para fazer melhoras e, algumas coisas, por não poderem ser recuperadas, terão de ser substituídas.(...)
 Pois estou tão disposta às reformas, mesmo que isso inclua marretadas no meu coração logo pela manhã, bem cedo. 
A gente, quando enjoa da dor, começa a ressignificar os acontecimentos, e percebe que se agarrar a um momento bom, acelera o processo de cura. Tenho tido bons momentos e todos os dias Deus me dá uma alegria que ameniza qualquer desespero. 
Paciência deve ser o meu aprendizado agora... Aceito e agradeço.





Quero inventar o meu próprio pecado.
Quero morrer do meu próprio veneno.





Garotas são loucas, se fossem vendidas em frascos, viria rotulado: contém 1 drama.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012




O mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você...





Ela olhava o mundo da sua janela. Grandes muros protegendo pessoas, guardando coisas emoldurando títulos. Gente importante com medo de tudo. Doenças da alma e do corpo bagunçando aquele mundo de ouro. Sorriu diante da própria insanidade. Colecionadora de miniaturas sem armários, sem trancas, sem cercas. Era tudo espalhado pela casa, pelo gramado. Emoções penduradas em cortinas, flores, sorrisos, abraços, decoravam a casa. Tudo tão simplório e ao mesmo tempo tão sólido, tão livre e tão seu. A terra, as flores, o cheiro de café, tudo parte dela, pedaço do que era. Plena, repleta. 




Não acredite num sorriso.
A maldade está na mente.







Trago em mim a loucura boa, enquanto a imaginação dos outros rasteja, a minha voa.








‎Depois de me analisar bastante, aceitei: sou toda intensa.



domingo, 8 de janeiro de 2012

Coisa boa esta vida!




Mais tarde eu saberia que certas experiências se partilham - até mesmo sem palavras – só com gente da mesma raça. 
O que não significa nem cor, nem formato de olho, nem tipo de cabelo, mas o indefinível parentesco da alma.






"Era viva, sarcástica, tensa confusa. Meio desmedida..."





E eu vou inventar uma madrugada eterna pra quando você tiver que ir embora no dia seguinte.






"Já sei: a eternidade é puro orgasmo"


sábado, 7 de janeiro de 2012




E ela pensava baixinho: se não for doce que seja breve.





Hoje de manhã eu acordei e fiquei olhando para tudo catatônica, um misto de susto com deslumbramento.
Me dei conta de que essa é a pior e a melhor fase da minha vida. Eu nunca andei tão triste e nem tão feliz.
Foi difícil enterrar tantos mortos e tantas rotinas, mas está sendo muito fácil viver dentro de mim.